C. H./Semestre:

Semestre:

Noite

Período:

Bases Tecnológicas para conservação de fauna e flora

Fabio Camilotti

Ementa

Princípios básicos de taxonomia em zoologia e botânica para laudos técnicos; uso de tecnologias, armadilhas fotográficas, drones e outros métodos; modelos de passagem de fauna; técnicas para formação de corredores ecológicos; uso de sistema de informação geográfica em campo (uso de aplicativos); princípios de identificação de espécies silvestres, exóticas e exóticas inovadoras; métodos de avaliação ecológica, rápida para laudo de flora (densidade, frequência, dominância, IVC, IVI).

Bibliografia Básica

TOREZAN, José Marcelo Domingues. Amostragem e monitoramento de fauna e flora estacional. 1.ed. Edum, 2020.

VIANA, Viviane Japiassu. Fauna e Flora silvestre. 1. Ed. UNB, 2014.  SOUZA, Vinícuis C.; LORENZI, Harri. Botânica sistemática. Nova Odessa: Instituto Plantarum, p. 640, 2005.

Bibliografia Complementar

BECKER, Marlise; DALPONTE, Júlio César. Rastros de mamíferos silvestres brasileiros: um guia de campo. Editora Universidade de Brasília, 1991.

PRADO, Maressa Rocha do; ROCHA, Ednaldo Cândido; GIUDICE, Gisele Mendes Lessa del. Mamíferos de médio e grande porte em um fragmento de Mata Atlântica, Minas Gerais, Brasil. Revista Árvore, v. 32, p. 741-749, 2008.