Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018
CENTRO PAULA SOUZA ESTADO DE SÃO PAULO Fatec Jaboticabal
COORDENAÇÃO
ProfA. dra. rose maria duda
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segundas-feira: 19h às 20h30
Terças-feira: 19h às 21h
Sextas-feira: 19h às 21h
 
GESTÃO AMBIENTAL

O tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento dos recursos naturais e da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, avaliação de riscos, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de gestão e de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

O perfil do profissional formado é traçado em função das competências profissionais desenvolvidas pelo currículo oferecido.

Nesse sentido, o projeto pedagógico exige considerar que um profissional formado deverá estar apto a atuar num mercado de alta competitividade e dinamicidade, portanto, em constante mutação; esse profissional deverá, pois, saber dirigir suas habilidades para lidar com as variações do ambiente e da vida sócio-econômica, diretamente vinculada ao âmbito de sua atuação.

Trata-se de uma formação que leva em conta a necessária articulação entre formação teórica e as práticas do dia-a-dia da profissão. Assim, o currículo do curso cuidará de dar tratamento integrado aos conteúdos práticos e teóricos que lastreiam a formação cultural do Tecnólogo em Gestão Ambiental, criando as condições para que esses profissionais se habilitem a “aprender a aprender”, habilidade capaz de fazê-los acompanhar as mudanças de seu campo de atividade e, rápida e eficazmente, responder a essas mudanças.

Como se estará lidando com um curso que prepara habilidades para atuar com patrimônios naturais, e valores solidamente firmados na sociedade, será imprescindível que tais profissionais possuam, até como suporte de sua formação científica e tecnológica, sólido lastro na ética e consciência da cidadania, seja no trato com os ambientes em que desenvolvem suas atividades, seja nas relações com populações locais, às empresas e as Instituições Públicas.

A perfeita atuação no mercado de trabalho resultará da conjunção de qualidades pessoais (disposição própria para lidar com a heterogeneidade característica do material humano, que é o consumidor dos serviços), qualidades comportamentais (habilidades, confiabilidade e formação) e embasamento teórico-prático (informações e conhecimentos específicos dos temas da área).

Duração: 3 anos
Carga Horária Total: 2.800 horas
Vagas: :40

 
MATRIz CURRICULAR

 

Fatec - Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal "Nilo De Stefani"
Av. Eduardo Zambianchi, 31
CEP: 14883-130 - Vila Industrial - Jaboticabal - SP
Tel. / Fax.: (16) 3202-7327 / (16) 3202-6519